quinta-feira, 3 de maio de 2007

Barcelona

Diz o ditado que tudo o que é bom se acaba, e é bem verdade. Estas férias chegaram ao fim e Barcelona passou para o campo das recordações. E que recordações! Da primeira vez que visitei a cidade tive a oportunidade de visitar os locais mais emblemáticos, pelo que desta vez me mantive longe de algumas das atracções mais famosas, tal como a Sagrada Família e as Casas Milà e Battlò. Aliás, de Gaudi visitei apenas o Parc Güell, porque para mim ir a Barcelona sem o visitar é como ir ao Porto sem comer uma francesinha. Enfim, manias ....

Com a maioria dos grandes pontos de interesse já vistos, desta vez pude dedicar-me em pleno a explorar a cidade da forma que mais me agrada: anonimamente, entre os seus habitantes e longe dos turistas. É isso o que realmente me atrai e não tanto os museus e as atracções turísticas. Não que eles não me agradem; aproveitei para visitar alguns museus, tal como o Museu Picasso e a Fundação Miró, que me tinham escapado da outra vez; mas não andei a correr a cidade de museu em museu só para fazer número. Em vez disso gozei um solzinho bom na praia, sonhei acordado entre as árvores do Parc Güell e disfrutei de toda uma paleta de cores, sons, cheiros e sensações únicas nas ruas da cidade velha; e não trocava isso por mais 5 museus, por muito bons que fossem.

PS: As fotos da viagem estarão disponíveis em breve. Ainda não tive tempo para tratar delas porque tem sido uma loucura desde que voltei.

1 Comentário(s):

Release me disse...

Fui a Barcelona quando tinha 18 anos, foi a loucura. Que sítio mais lindo!! Ainda conto lá voltar brevemente!!